sexta-feira, 1 de junho de 2012

DA VILA DE SOAJO POR ADRÃO, TIBO E ROUÇAS NA SERRA DO SOAJO - O PERCURSO DE UMA VIAGEM

EPOPEIA PELO MINHO

EM HOMENAGEM A UMA AMIGA - NATACHA - DE

VISITA A PORTUGAL

O percurso de uma viagem pelo Minho, nos dias 10, 11, 12 e 13 de Maio de 2012



* DA VILA DO SOAJO, POR, ADRÃO, TIBO E ROUÇAS *





PANORAMICA PELA SERRA DO SOAJO












VISTA DO SOAJO SOBRE O LINDOSO


*




** ROUÇAS **



Pogoreira
 *
Rosa sem adro,
Sem eira nem beira,
Que levas pela beira,
Teu cão e teu gado.
*
Rosa que vais,
Em pé descalço,
Que andas no encalço,
Dos teus animais.
*
Rosa sem adro,
Sem eira nem beira,
Que com teu gado,
Tinhas que ir para a feira.
*
Caminhando e tocando,
Com imensa vara;
Trilhos dobrando,
Animais, uma manada.
*
Na serra passas tua vida,
Ao sol, ao vento e à chuva,
Conduzindo teus animais,
De onde não sairás jamais.
*
Rosa sem adro,
Sem eira nem beira,
Hoje, nada tens,
És pogoreira.
*
João da mestra






XIV ADRÃO, TIBO, ROUÇAS E PENEDA



Segui para Adrão e Tibo da Gavieira,

Passei a Nossa Senhora da Paz,

Continuei para Rouças,

Que todas as aldeias são de Paz.



Truz, truz, truz, truz,

Está em casa alguém?

Nem Rouceirinha nem rouceira,

Não está em casa ninguém.



Bati à porta, bati,

Mas Rouceirinha não vi;

Queria deixar mensagem de paz,

Fui por bem, mas, fui incapaz.

 João da mestra





Amigos em Rouças

*
Qualquer, arranja um amigo,

Basta para isso querer,

*
Poderá estar sempre contigo,

O que lhe dará muito prazer.

*

Amigo arranjou amigo,

Amigo, amigo arranjou,

*
Um e outro falou,

Amigo posou com amigo.

*

Figura típica da terra,

O Manuel, de Roussas é,

*
Conheceu, Manuel, que é,

De Gaia e gostava de ser da serra.

/

João da mestra, em sentida homenagem ao Manuel da Cortinheira, que, conheci em Rouças, no qual encontro fiz amizade com esta pessoa simples, humilde e honesta. Fica a saudade. Abraço amigo; estejas com Deus.

 *










Pastorela

*

Fui beber ao rio Peneda,

Água pura, cristalina,

Lá no fundo da vereda,

Encontrei amada minha.

*

Pogoreira, linda pastora,

Banhava-se pela aurora,

Encutete, na água fresca,

Qual delas a mais fresca agora!

*

Se a límpida água era fresca,

Do afluente rio Pomba,

Tornou mais fresca a pomba,

Pastora, pogoreira; refresca.

*

Me banhei no rio Peneda,

Depois de se lhe juntar o Pomba,

E de se lhe juntar o Gingiela;

À pogoreira, ao meu amor,

Eu se me fui juntar a ela.

*

João da mestra; na personagem de Alfredo

*

Encutete; nua; mulher nua.

/

Rio Peneda; atravessa parte da serra da Peneda, por Lamas de Mouro, Gavieira, Rouços, Tibo, Tornos Brancos, Adrão, Soajo, até à albufeira do Lindoso.

/

Rio Pomba e Rio Gingiela; afluentes do rio Peneda
*

Resposta de Rosa

*

Tu querias, meu atrevido,

Que eu estivesse contigo,

Vai tomar banho c´a cabra,

Lá na serra da Pedrada.

*

Ai eu sou o teu amor?

Meu grandessíssimo estupor,

E o que fazes agora no Porto,

Co´aquelas meninas de bonito corpo?

*

Eu sempre fui fresca, - toda eu -,

Não preciso de me banhar no Pomba,

Pensas que és o meu Romeu?

Não;!depois das noites que levas d´arromba!

*

Malvado, desgovernado, tarado,

A vigiar meninas donzelas,

Pensas que andas c´oas cabras,

Ou com algumas das tuas cadelas?

*

Vai p´ro Porto ou p´ra Coimbra,

Vai estudar seu burro,

Que eu sei mais que tu ainda;

*

Fico na minha serra de Ceida,

Pedrada e Outeiro Maior,

Da Peneda; são o meu amor.

*

João da mestra; na personagem de Rosa pogoreira












FOI A HOMENAGEM À AMIGA NATACHA DE VISITA A PORTUGAL


Os Poemas;
https://sites.google.com/site/majosilveiro/viagem---epopeia-pelo-minho


OUTRAS PÁGINAS DE ROUÇAS E TIBO

BELEIRAL, ADRÃO, Nª Sª PAZ ATÉ SOAJO
http://majosilveiro.blogspot.pt/2011/06/beleiral-adrao-n-s-paz-na-serra-da.html




SEGUE - SE...., Santuário de Nossa Senhora da Peneda

 

majosilveiro - João da mestra


Sem comentários:

Enviar um comentário